sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Extraordinário - R. J. Palacio

Editora: Intrínseca
Paginas: 320 

Luiz Filipi
Jéssica


Extraordinário foi escrito por R. J. Palacio, tem 318 páginas e foi publicado pela editora Intrínseca no ano de 2013. Tendo duas edições, a antiga com capa branca e vermelha e a nova com azul. R.J. surpreendeu a todos com esta obra literária.
O livro conta a história de August Pullman, um garoto de 10 anos que tem uma síndrome genética, cuja fez seu rosto ficar deformado. August sempre percebeu os olhares estranhos que recebia de outras pessoas, o fato de elas cochicharem quando viam ele, ele sabia que não era uma criança igual às outras. Agora ele esta prestes a ir para escola pela primeira vez e sabe o quão difícil vai ser, tanto para ele, quanto para as outras crianças.
August tem medo de ir para a escola, pois teme ser rejeitado. O que a primeiro instante não é diferente. Até o momento que ele conhece Sumer – uma menina do seu colégio na qual vem falar com August -, os dois se tornam amigos, e ela o ajuda a superar as críticas e as revelações durante a história.

O livro é dividido em oito partes, cada parte falando o ponto de vista de um personagem diferente. O interessante da história é que não acontece nada de mais, o final não é surpreendente e, se August fosse um garoto como qualquer outro a história não teria nexo. O livro fala basicamente sobre a autoaceitação e o fato de aceitar quem é diferente. Este foca bastante na sua mensagem: Não importa quanto uma pessoa é diferente, ela continua sendo um ser humano, como você e qualquer outro. 
A mensagem que o livro passa é em relação ao amor ao próximo. No final August não fará uma supercirurgia e tudo ficará lindo, não espere isso. Entretanto, “El Gran Final” é muito divertido, pois se trata da formatura dos alunos da quinta série. Onde lá, estão todos os amigos e colegas de August presenciando ,mais uma conquista de sua vida.
Algumas partes são bastante chocantes, e o leitor percebe o quanto uma pessoa "diferente" sofre com o simples fato de saber que as outras pessoas não estão preparadas para algo diferente. August quer provar para todos que apesar de ter um rosto estranho, ele é uma criança como qualquer outra. 
O livro faz o leitor refletir bastante, e logo que se acaba a leitura o mesmo tem uma visão diferente das coisas, e de como tratar quem é diferente. Todos somos humanos e nem todos somos perfeitos, aceitar quem é diferente, faz você ser diferente daquele babaca que critica pela aparência.
Após acabar o livro, a seu visão do mundo muda completamente. Você percebe que os seus “defeitos” são extremamente fúteis. Tantas pessoas como August que nunca poderão melhorar sua aparência e você aí se achando um pouco acima do peso. Com todas as minhas forças eu digo para você ler este livro, você vai perceber o quão sem sentido é ficar se “bajulando” por pequenos detalhes. Aproveite cada página deste livro para fazer um exame de autoconsciência. Leia.
“Aliás, meu nome é August. Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior.”
Página 11



Nenhum comentário:

Postar um comentário