quinta-feira, 13 de março de 2014

Resenha: Sob a Redoma - Stephen King

Esta belíssima obra compreende numerosas 960 páginas de suspense. Foi escrita por Stephen King, publicado no Brasil pela editora Suma de Letras. E tornou-se um sucesso mundial, gerando algumas divergências de opiniões.
Num sábado que tinha tudo para ser calmo como os anteriores, a pacata cidade de Chester’s Mill fica envolta por uma redoma. Esta invisível, mas não intangível. Ninguém sabe de onde vem e nem como destruí-la. Pessoas se desesperam enquanto outras veem a oportunidade de assumir o poder.
O autor não teve preguiça na hora de criar a sua lista de personagens. Aqui vemos jornalistas, religiosos, vereadores, atendentes, policiais, fazendeiros, médicos e assim por diante. Cada um com sua característica peculiar, como os adolescentes Joe McClatchey, Norrie Calvert e Benny Drake – os quais são muito curiosos -, Dale Barbara que se mostra desconfiado de determinada figura política, Jim Rennie Junior - que tem tumor no cérebro, assim tendo ataques explosivos às vezes -, entre outros.
O fator chave do livro não é redoma, por mais que esta tenha agravado quase todos os acontecimentos do livro, e sim como as pessoas vão agir em relação a ela. Intrigas, estupros, mortes, acidentes foram um dos motivos que me fizeram dar cinco estrelas para “Sob a Redoma” e torna-lo um dos meus livros favoritos no skoob.
Entretanto, há coisas que me incomodaram um pouco, assim como outras pessoas que já o leram. Como por exemplo, o desfecho. Tantos agravantes e tantas reviravoltas para no final ser tão simples, tão vago. Entendi o porquê de ser esse o encerramento desta “novela”, mas não me convenceu. Não consegui gostar do final.
Porém não posso dizer o mesmo da escrita de Stephen King. Prendeu-me a quase todos os momentos. Este foi o primeiro livro que me fez virar a noite lendo, e acabá-lo com a respiração apurada. Nunca me imaginei nessa situação. Quase em todas as páginas têm se um novo acontecimento intrigante, podendo ser uma conversa até uma morte.

Escrevi várias coisas sobre o livro e sei que não chega nem perto do quão bom ele é. Você precisa parar o que está fazendo e ir urgentemente lê-lo. Não se assuste com o tamanho, as páginas voam. Desde o começo tem ação no livro, não há porque negligenciar essa leitura. Aprovada.

“ ... Nada disso aconteceu, e todos nós sabemos por quê: por causa da Redoma que agora isolou a nossa cidade do resto do mundo. Mas o devido processo legal e o bom-senso também ficaram de fora? Por mais chocante que seja o crime, acusações sem provas não bastam para justificar o modo como Dale Barbara foi tratado nem explicar a recusa do novo chefe de policia a responder as perguntas ou a permitir que essa repórter verificasse se Dale Barbara ainda está vivo, embora o primeiro vereador Andrew Sanders, pai de Dorothy Sanders, recebesse permissão não só de visitar esse preso sem acusação formal como de vilipendiá-lo ... ”
Página 541
“Sob a Redoma, todo tipo de coisa seria possível.”
Pagina 488.

            “ – Paus e pedras podem quebrar meus ossos, mas palavras não me atingem – disse ela. A verdade absoluta. Se palavras pudessem feri-la, Jim Rennie a teria mandado para a UTI depois da reportagem que fez sobre aquela auditoria estadual ridícula de três anos atrás.”
Página 117.






Um comentário:

  1. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo
    livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de
    um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de
    todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas
    usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais
    mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite
    reverso...a capa do livro é linda, ela traz o universo de fundo.

    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir