Uma história real e linda. Se passando na Polônia de 1939 à 1945 (II Guerra Mundial), o livro conta a história de Wladyslaw Szpilman, um judeu que mora no Gueto de Varsóvia. Wladyslaw passa o livro todo contando como era a vida no Gueto. O modo como os civis tratavam os judeus, pessoas que morriam de fome, frio ou tifo (doença causada pelas pulgas), não-judeus que ajudavam judeus, o que era considerado um crime durante a Segunda Guerra. A escassez de comida, o preço alto dos produtos, as deportações para campos de concentração e, acima de tudo, a fé que os moradores tinham de que tudo iria acabar bem, e logo.
O livro é forte, com muitos momentos de reflexão. Mostra o que uma guerra é capaz de fazer, de como as pessoas são cruéis. O livro foi escrito por Wladyslaw Szpilman, na verdade era um diário, e o filho de Wladyslaw o descobriu quando tinha 12 anos, e o mesmo foi adaptado para livro. O livro tem adaptação cinematográfica que é bem fiel.
Indico o livro pra quem gosta do tema, ou pra quem está no ensino médio que geralmente estuda a Segunda Guerra, e o livro é muito bom para isso, contém bastante informações sobre o dia-a-dia no gueto, e além de tudo é uma história verídica.
Eu comprei a versão econômica, na verdade eu nem sabia que existia esse livro, aí quando eu vi na loja eu pirei e comprei. Contém 222 paginas de folhas brancas e bem finas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário