segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins ( Livro / Filme ).

Este é o primeiro livro da trilogia Jogos Vorazes. Foi escrito por Suzanne Collins, a sua editora é a Rocco Jovens Leitores, tem 397 páginas. Este livro inspirou o filme Jogos Vorazes, no qual se tornou um grande sucesso no mundo dos adolescentes nos dias de hoje.

Após o fim da América do Norte, surge Panem, um país dividido em treze distritos (estados), no qual restam doze, pois o décimo terceiro distrito foi destruído após a guerra. Esta é uma nação extremamente autoritária, e uma maneira de mostrar o seu poder é com os Jogos Vorazes.
 Nestes jogos, cada um dos doze distritos tem que oferecer um garoto e uma garota para lutarem em uma batalha de vida ou morte, na qual restará um jogador. O pretexto que as autoridades utilizam para convencer a população a lutar, é o sofrimento que passaram durante a guerra que quase acabou com o país. Em troca desta participação, a família ganha um número específico de grãos para alimentação.
Cada distrito é responsável por uma tarefa. Os números mais próximos de um, são os mais ricos, fazendo com que o doze seja o mais pobre, produtor de carvão e minerais. Katniss Everdeen é uma moradora do distrito doze, já se inscreveu varias vezes nos jogos, e por sorte, nunca foi sorteada. Só que desta vez a sua irmã vai entrar na jogada. Ela completou a idade mínima para a inscrição, e agora tem contar com a sorte para continuar junto de sua família. Para deixá-la menos apavorada, Katniss apoia a irmã, dizendo que ela não será escolhida. Que é normal ela ficar nervosa por ser a sua primeira vez.
A partir daí a historia começa a se desenrolar. Os jogos começam, pessoas morrem e surge um suposto namoro.
O livro tem como narradora Katniss, então, logo podemos perceber se ela vai ou não para a arena. Tenho que confessar que o começo do livro é cansativo, mas este foi o livro que me fez começar realmente a ler, não pelo começo, mas pela história em si. Foi o primeiro livro do gênero distopia que eu li, então, automaticamente me apaixonei pelo gênero.
A estética do livro é muito boa, tanto visualmente quanto fisicamente. As cores fortes da capa com o desenho do tordo combinaram perfeitamente com a história. E o formato compacto, facilitou a leitura.
Já o filme, não ficou tão bom quanto o livro. Precisei vê-lo umas três vezes para conseguir me adequar a algumas mudanças feitas na história e conseguir gostar. Neste, Katniss Everdeen foi representada por Jennifer Lawrence, atriz mais que nota dez, atuou perfeitamente como Katniss, “a garota que pega fogo” (assim ficou conhecida na capital, pelas suas atitudes e pelas suas roupas nas apresentações).
Por fim, super-recomendo a leitura deste livro, um livro nota 10 e um filme nota 9,5. Você que adora Distopia e nunca leu Jogos Vorazes, não perca tempo, se jogue na série logo, e viaje num mundo cheio de ação.





“- Prim! – O grito estrangulado sai de minha boca e meus músculos começam novamente a se mexer. – Prim! – eu não preciso abrir caminho em meio à multidão. Os outros garotos dão passagem imediatamente, permitindo que eu chegue rapidamente ao palco. Eu a alcanço quando ela está a ponto de pisar no primeiro degrau. Empurro-a para trás de mim com meu braço.

-Eu me ofereço! ...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário