quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Efeitos literários

   
      Quando eu fui criar o blog, a maior dificuldade foi em arrumar um nome para ele. Pensei em tudo quanto é tipo de nome, mas depois de tanto tempo pensando eu resolvi por Efeitos Literários, na hora apenas achei bonitinho, mas eu não poderia colocar um nome apenas por ser bonito, ele tem que ter um significado, um motivo. Então refleti e pensei "esse com certeza é o nome certo". E sabe por que? Então aí vai a resposta:

      Você sabe quando aquele personagem favorito morre? Ou quando o final não é como você esperava? Ou quando você sem querer passa a torcer para o vilão? Ou quando você descobre que está lendo o quinto livro primeiro que o primeiro, porque não sabia que era uma saga? Ou quando você lê o final do ultimo livro de uma saga enorme e pensa "acabou"? Ou quando você começa a ler outro livro, mas ainda o ultimo livro lido na cabeça? Ou quando o livro é tão bom que você não consegue parar de ler, e vai mal na prova, porque ficou lendo ao invés de prestar atenção na aula? Ou quando você julga um livro pela capa, mas quando vai ler percebe que as aparencias enganam? Ou quando um livro simplesmente muda a sua vida, sua maneira de pensar e de ver os outros? Ou quando chega na sua casa os livros que você comprou há uma semana? Até mesmo quando você percebe que o livro que você gastou uma grana, não valeu a pena, porque era chato?

       Então, cada uma dessas situações acima da a você um efeito. Seja ele de tristeza, alegria, surpresa, decepção, raiva ou até paixão. Não importa qual livro, ele sempre vai fazer surgir um efeito dentro de você, e isso que é o mais legal na leitura. É ter em cada livro um novo efeito, por pior que ele seja. Às vezes nós ficamos triste por algum motivo, e aí nós lemos, e percebemos que tudo se acalmou, é como se fosse uma terapia. Não é necessário um livro de auto-ajuda para você se sentir melhor consigo mesmo, pegue um livro que lhe interesse a história e leia, só isso já vai lhe ajudar. Os efeitos literários são mágicos, te alegram quando você está triste, te faz sentir o amor quando se lê um romance fofinho, não te deixa dormir a noite após uma leitura de terror. Livros mexem com a gente, seus efeitos são tão fortes que muitas vezes chegam a ser bons. E é por isso que eu leio, porque eu amo cada efeito, que cada livro me proporciona.


Nenhum comentário:

Postar um comentário