segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Resenha: A Esperança - Suzanne Collins!!!



Esse é o terceiro volume da aclamada trilogia Jogos Vorazes. Foi escrito por Suzanne Collins, publicado no Brasil pela editora Rocco e tem 424 páginas. “A Esperança” gera muita polêmica pela maneira como encerrou a série, mas acalme-se, já vou escrever sobre isso. Primeiramente vamos falar sobre o enredo.

Neste livro, Katniss Everdeen é levada ao Distrito 13. “Mas Luiz, o Distrito 13 não tinha sido destruído?” Bem, na verdade não. Eles fizeram um certo acordo com a capital para que eles vivessem à parte. Ali, teriam suas próprias regras, no entanto não poderiam aparecer em público, de modo a ser um sociedade subterrâneo.
Assim como muitos leitores, Katniss também leva um susto. Ela quer ver como ficou o seu antigo lar, Distrito 12, após o ataque dos Pacificadores. Após ver o seu estado, a protagonista volta para o “novo” distrito. Lá conhecemos alguns personagens, como a Presidente Coin que é vista por muitos como uma vaca.
As polemicas começam quando Peeta Mellark aparece na televisão falando para os rebeldes pararem com a revolução. Isso só desperta mais a fúria dos moradores do Distrito 13, que acreditam que ele é um traidor. Katniss recebe a função de ser o Tordo (símbolo) da revolução. E devido à alguns agravantes ela pede uma condição para tornar-se o grande símbolo.
De todos os três livros, “A Esperança” é o meu favorito, por mais que eu não tenha gostado de seu desfecho. Aqui temos mais ação, mais lutas e o clima se torna extremamente tenso. Porém, Collins desenvolve a história do mesmo modo que os outros volumes, com um começo parado e só a partir das cem primeiras páginas começar as aventuras.

Alguns personagens estão diferentes dos outros livros, como os “Queridinhos” das leitoras, Finnick Odair e Peeta Mellark. Entretanto, há outros que nos vão fazer chorar, como Primrose Everdeen, nos fazer idolatrar como Katniss e falar mal como Coin. Todos por sinal bem construídos.
­­­­­Sobre o desfecho, concordo com muitos leitores que a história poderia parar no exato momento da flechada da protagonista. Assim, seriam feitas mais especulações do que poderia acontecer com Peeta, Gale e Katniss. E não um final clichê, dando ao casal final apenas loucura e pesadelos como castigo. Achei de certa forma forçado o desfecho de uma série tão amada no exterior.
A leitura deste livro é recomendada para todos que já leram os dois volumes anteriores, “Jogos Vorazes” e “Em Chamas”. Pois contém spoilers do segundo. Caso você esteja curioso e não leu os outros volumes, somente viu os filmes, vai entender os acontecimentos deste livro. Mas claro, ler o livro é muito melhor que ver o filme. Abraços.
“- Eu não sou escravo deles – murmura o homem.
- Eu sou – digo. – Foi por isso que matei Cato... E ele matou Thresh... e ele matou Clove... e ela tentou me matar. E por aí vai, e por aí vai, e quem é que vence? Com certeza não somos nós. Não os distritos. Sempre a Capital. Mas estou cansada de ser uma pecinha nos jogos deles.”
Página 233.


Nenhum comentário:

Postar um comentário