sábado, 5 de julho de 2014

Resenha: Quem é você, Alasca? - John Green

Este livro foi escrito por John Green, sim, o mesmo escritor de "A culpa é das estrelas". Contém 229 páginas e foi publicado no Brasil pela editora WMF Martins Fontes. O primeiro livro jovem adulto do autor, e por coincidência um dos mais adorados do mesmo. Recebeu duas edições pela editora no Brasil, uma com um rosto que agradou muitos, e outra mais atual toda preta (como mostra a imagem). 
Miles Halter é um adolescente que aparentemente é tranquilo e que gosta de colecionar as últimas palavras de pessoas. Seus pais acreditam que ele é popular na escola, mesmo o filho  mostrando o contrário, então é mandado para outro colégio em busca de seu "Grande talvez". Seu companheiro de quarto é um cara baixo e engraçado apelidado de Coronel. Sim, eles se chamam por apelidos. Por exemplo, o Miles passa a ser chamado de "Gordo" pelo fato de ele ser muito magro.  Motivo que fez um amigo meu se identificar muito com o livro e o adorar. 
Nesse novo ambiente, gordo conhece a menina mais linda da face terra aos seus olhos: Alasca. Só que tem um leve detalhe que o impede de se declarar para ela, a bela tem namorado. A partir deste instante a história toma diversos rumos, com noites embebedadas, conversas para se rir e momentos agoniantes. Desde o começo sabemos que depois de centro e trinta e seis dias alguma coisa irá acontecer, e a cada página o nervosismo vai aumentando para que o "evento" chegue logo. Deixando bem claro que isso não aconteceu comigo porque eu já sabia do final. Pois é, fui vítima de spoiler cretino. 
Para quem gostou do clima de "A culpa é das estrelas", aqui é um pouco diferente. Mas a escrita flui do mesmo jeito, senão melhor. É nítido que simpatizei mais com essa obra, porém não a achei perfeita mesmo gostando das associações feitas por John Green para explicar o final. Como a maioria de vocês já sabem, meu gênero preferido é investigação policial mas leio de quase tudo, então ficou fácil de pegar o ritmo. É uma leitura bem leve, feita para se passar o tempo e para o novos leitores, aprofundarem seu gosto. 
"Só queria dormir com ela, no sentido mais inocente da palavra. Mas eu não tinha coragem. Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão."
P. 91


4 comentários:

  1. Oi!
    Então, eu gosto muito mesmo de A Culpa é das Estrelas, mas Quem é você, Alasca? é o meu livro favorito do John Green.
    Como você disse é uma leitura muito agradável e que flui fácil (característica das obras do John), e como eu não sabia qual seria o grande fato que divide o livro foi um grande choque na hora. Simplesmente não esperava e não estava preparado para aquilo.
    Mas foi um leitura incrível, já que curto esse gênero. kk
    A editora Intrínseca comprou os direitos e vai lançar ainda esse ano uma nova edição do livro! Não entendi a necessidade disso, mas enfim... kkk
    Ótima resenha, parabéns! =D

    ResponderExcluir
  2. Sim, é do gênero esse estilo de escrita fluida.
    Obrigado, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Esperava mais do livro. Não acontece nada demais antes e nem depois do grande acontecimento. Leitura tranquila e fácil, mas senti falta de algo que realmente me prendesse à estória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, foi uma leitura normal para mim porque eu já sabia do fim. Não sei como seria se fosse o contrário.

      Excluir