sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Resenha: Eu Sou o Mensageiro - Markus Zusak


Editora: Intrínseca
Autor: Markus Zusak
Paginas: 318

       O livro conta a história de Ed Kennedy, um jovem de 19 anos, que após impedir um assalto a um banco, começa  a receber cartas de baralho pelo correio, cada uma delas com alguns endereços do qual Ed deverá realizar uma tarefa. Ed é um fracassado. É taxista, não fez faculdade, é apaixonado pela amiga Audrey, que vai pra cama com qualquer um menos com ele. Seu amigo Marv,  que tem um carro que é uma lata velha, só vive reclamando e adora criar encrenca,  como diz o próprio Ed no livro "[Marv] é aquele tipo de amigo com quem a gente está sempre discutindo". Algumas vezes por semana ele, Ritchie, Marv e Audrey se juntam na casa dele para jogar Porre, o único jogo de cartas em que não acabam no bate-boca. Ed mora com o cachorro de 17 anos, Porteiro mais conhecido pelo seu cheiro ruim, e por adorar café. Seu pai morreu a seis meses, e foi ai que ele decidiu sair de casa e morar com Porteiro perto do centro da cidade. 
      O autor colocou no livro uma linguagem bem informal, com gírias e palavrões, e tem também o fato de o autor conseguir colocar comédia no meio dessa história toda, o que a torna mais interessante. Comprei "A Menina Que Roubava Livros" e "Eu Sou o Mensageiros" juntos, mas nunca ninguém me falou se esse segundo era um livro bom. Li primeiro A Menina Que Roubava Livros e não curti muito a história e fiquei com um pouco de receio ao ler Eu Sou o Mensageiro  - ambos livro são do mesmo autor. E me surpreendi, simplesmente amei o livro e o mesmo esta na minha lista de melhores livro que já li.

      Essa é uma daquelas histórias que te prendem até o final, você quer saber qual o próximo endereço e qual tarefa Ed vai ter que realizar. Ao longo do livro a gente percebe que Ed vai amadurecendo, e ele vai ao poucos deixando de se achar um lesado, e vai procurar solucionar o problema de cada tarefa dada. A principal mensagem do livro é que você pode ajudar as pessoas, fazendo o minimo, como Ed fez com  a família de Lua e Marie. Ele sempre arrumava um tempo pra realizar as tarefas, e nunca se queixou por nenhuma delas - apesar de ter quebrado a cara em algumas -.

       Recomendo o livro porque o leitor aprende muito com as histórias que Ed conhece, e pelo  que o mesmo faz em cada uma delas. O leitor e o personagem muda a forma de ver as coisas, como disse O Globo ao falar do livro "Sem querer passar mensagens do tipo 'moral da história', Zusak nos faz faz enxergar o óbvio: o autoconhecimento é a primeira condição para darmos um passo a frente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário