sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Resenha: Em chamas - Suzanne Collins

Este é o segundo livro da trilogia Jogos Vorazes, foi escrito por Suzanne Collins, a sua editora é a Rocco Jovens Leitores, tem 413 páginas e seu gênero é a distopia. Este sucesso de vendas inspirou o filme em chamas, que será lançado dia 22 de novembro de 2013 no Brasil.
Neste volume, Katniss é vista como um símbolo positivo pela sociedade de Panem, e isto a torna o estopim das revoluções que estão acontecendo no seu país. Eles acreditam ter força para derrubar o governo autoritário que impõe políticas tão rígidas aos seus devidos distritos.

Todos os vencedores, os vivos e capacitados, de todas as edições anteriores são convocados para participar de um novo Jogos Vorazes, com a mesma regra, dois tributos por cada distrito. Como no distrito doze só se tinham três ganhadores, dois destes são homens - Peeta Mellark e Haymich - e uma única mulher, Katniss. Pela lógica, ela irá diretamente para a batalha, tendo o sorteio feito apenas para os outros dois vencedores.
Em Chamas é recheado de acontecimentos marcantes, como uma batalha voraz diferente, levantes da sociedade “escravizada”, entre outros. Em minha opinião, o melhor livro da série lido. Há personagens novos neste livro, como Finnick (o bonitão), Cecelia e Johanna Mason (Aquela que se acha a gostosona). Também a personagens anteriores que aparecem mais vezes neste volume, como o presidente Snow e Gale (o suposto primo de Katniss)
“Minha próxima parada é o Prego, onde tradicionalmente comercializo minhas mercadorias. Anos atrás o local era um armazém que servia para estocar carvão, mas, quando entrou em desuso, virou ponto de encontro para todo tipo de transação comercial ilegal e, em seguida, transformou-se num mercado negro. Se o lugar atrai um determinado tipo de elemento criminoso, então é o meu local, imagino. Caçar na floresta que cerca o Distrito 12 viola pelo menos uma dezena de leis e a punição é a morte.”
Pagina 16
Não posso negar, adorei este livro. Com certeza ele está entre os melhores da minha “pilha”. É mais do que recomendado, você lê sem perceber as páginas (por mais que eu tenha muito tempo para ler este), é fantástica a maneira como Collins escreve e como Katniss descreve. Demais, super aprovado para leitores que amam ação e aventura. Entretanto, o começo é tão cansativo com o primeiro, mas depois a história se desenrola, e a grandiosa ação começa.
“Há um leve odor de cabelo queimado. Chamo novamente, sacudindo-o ligeiramente, mas ele não reage. Meus dedos tocam seus lábios, omde nmão há respiração, muito embora momentos atrás ele estivesse ofegante. Grudo o ouvido em seu peito, o ponto onde sempre descanso a cabeça, onde sei que ouvirei a batida forte e constante de seu coração.


Ao contrario, só havia silêncio.”

Página 295

Nenhum comentário:

Postar um comentário