domingo, 16 de agosto de 2015

Algumas sensações que não têm explicação.

Venho por meio desta, ... pera aí, isso aqui não é um artigo, um relatório, muito menos outro trabalho de faculdade. Apenas um desabafo de uma pessoa que está em outro mundo. Vamos tentar começar de novo. Boa noite a todos e a todas, estou aqui hoje para tentar mostrar para vocês a minha maior diva no momento. Estava pensando e conversando sobre algumas performances específicas dela que me trazem uma sensação diferente. Já aviso que não sei nomes de notas, não sou profissional no assunto e que da cantora, apenas conheço o básico. Eu a idolatro, mas não costumo pesquisar muito sobre ela. Não sei bem ao certo o motivo. 

Bem, vamos começar. Você sabe quando você está assustado com alguma coisa? Tipo, você acorda na madrugada com medo de algo e se cobre com um cobertor para se proteger. Não consegue abrir os olhos. É automático. Comigo aconteceu uma vez, recentemente na verdade, um caso em que eu tremia de medo e com os olhos fechados. Sentia sensações estranhas e diferentes. Se você já sentiu alguma dessas coisas alguma vez, talvez consiga entender o que eu vou escrever. Hoje percebi que quando ouço e vejo algumas apresentações da Christina Aguilera, eu meio que entro em outro plano. Não é por causa da letra porque eu não sei muita coisa do inglês. Mas o ritmo, as notas musicais, a interpretação dela. São muitas coisas boas juntas em um único momento. 
Vamos pensar em algumas apresentações. Primeiro veja essa que está aqui a embaixo para entender o que eu quero dizer. Espero que sinta algo. 


Então, essa música não é dela. Entretanto, essa apresentação é considerada a terceira melhor do Grammy Awards. Sensações, acionadas. Me lembro que quando eu ouvi pela primeira vez essa apresentação fiquei bugado, como isso poderia ser considerado bom? Entendi apenas há uma hora, quando ao ouvir ela com o fone de ouvido, com o volume alto, e assistir e perceber cada detalhe, me vi naquele palco, fechava o olho e via ela ali. Cantando, interpretando e se entregando. 
A entrega dela, para mim, acontece na música inteira. Mas, de forma gradual. Começando de leve e ficando louca. Os melhores momentos para mim de libertação acontecem a partir de 2:08. Caso queira rever. Primeiro a cabeça se mexe de um lado para o outro no ritmo da música e da estrutura que segura o microfone. Depois vem o corpo inteiro abaixado se movendo entre notas. Uma mão se solta da estrutura para um berro, para que em seguida ela volte e a outra mão se solte do microfone para que Christina cante com cara de quem pede muito por algo. Aí, é nesse momento que eu considero o clímax dessa apresentação. Ela sai da pose de comportada e incorpora a música por completo, sendo perfeita. Acaba a música, ela se levanta agradecendo como se nada tivesse acontecido. Foi apenas um momento de loucura e incorporação. 
E agora, a segunda apresentação da noite. Christina Aguilera cantando "At Last" no funeral da Etta James.

Da mesma forma que a outra, a performance é gradual. A primeira vez que eu ouvi eu gostei dessa apresentação, mas também me irritei por ter sido num velório. Hoje não penso mais o mesmo. Sinto uma coisa louca por dentro quando ela dá aquele berro final. Como se fosse a sensação de medo que eu falei no começo desse texto, só que uma versão boa. Claro, recomendo que veja todo o vídeo, mas se preferir, vamos direto ao ponto. Coloque em 2:57. Aí ela está terminando uma nota e chegando no clímax da música, se prepare meu bem. Ela vai soltando notas e está sentindo o piano. Se mexe de um lado para o outro com o corpo sem ao menos sair do lugar. A perfeição desse berro, não consigo explicar. Eu vejo esse vídeo e reparo na mudança da posição da língua dela para o berro, nas caras que ela faz durante os berros, os movimentos corporais. Enfim, no final do berro ela parece que vai engolir o microfone com um som abafado. Eu amo isso. E para finalizar, um agudinho com graves intercalados, vulgo, "estou voltando a ser civilizada". 



Espero que vocês tenham gostado desse modelo de texto que fiz para vocês. Tem outras apresentações de outras cantoras que eu também curto que fizeram o mesmo. Se soltaram loucamente. Um problema dessas divas da música conseguirem fazer diferentes notas, é que dependendo do momento que elas estão passando na vida, elas tentam mostrar cantando porque merecem reconhecimento. Porém, acabam por exagerar ou colocar notas em suas músicas que apenas enfeitam ela e não vem de dentro, não fazem sentido. Tem casos que a mídia influência por tentar colocar um padrão de beleza na pessoa que faz com que ela perca o fluxo dela e acabe por tropeçar.  



Obs: Todos os gifs foram tirados de tumblr encontrados no google.



4 comentários: